Rabiscos Culturais

Blog sobre cultura brasileira, baiana, música, teatro, dança,e todas as formas de expressões artísticas.

sábado, 29 de maio de 2010

Enter Remmimx - Espetáculo de dança

Por Ilana Campos
ilanegona@hotmail.com

O espetáculo enter remmimx mistura diferentes linguagens artísticas, como o cinema e o teatro, para falar através da dança, sobre o homem na contemporaneidade e da forma como o corpo humano é utilizado atualmente. Por isso, vemos em diversas cenas, dramatizações que traduzem as relações humanas, com movimentos delicados e suaves e em outros momentos ásperos e agressivos, como são, de fato, as relações entre os seres humanos.

É um espetáculo marcadamente contemporâneo, o que lhe dá a liberdade de dialogar com variados estilos musicais, como o funk e a música africana. É possível identificar também que enter remmimx parte da realidade periférica, das comunidades espalhadas pelo país para falar de um assunto que envolve pessoas de qualquer lugar do mundo.

Já no começo do espetáculo, uma cena teatral mostra os bailarinos-personagens entretidos com seus aparelhos celulares e o som de diversos toques diferentes, o que denota uma tendência mundial: o magnetismo da tecnologia. Eles estão fascinados e chegam a ser ríspidos uns com os outros para “tomar posse” do bem em questão. É possível notar também que a quantidade e variedade de sons os deixam atordoados.

A iluminação é em alguns momentos cênica, e em outros faz a platéia se sentir em uma sala de cinema, onde a luz está voltada para as cenas reproduzidas na tela. Lutas entre insetos são exibidas e a platéia assiste a um duelo entre uma vespa e um escorpião. Este último ganha a luta e, de repente surge do meio da platéia um bailarino que reproduz os movimentos de um escorpião.

Ao chegar ao palco, o bailarino faz uma performance solo e, a todo momento, a luz evidencia seus movimentos. Na volta do palco, o bailarino retorna pela platéia como um escorpião.Para esta montagem exibida no festival VIVA DANÇA, a Cia Etnica de dança traz ao palco 7 bailarinos, dentre eles, apenas uma mulher, que também faz uma performance solo. Vários número são apresentados.

Em algumas vezes todos os bailarinos dançam-encenam, em outros momentos, trios, duplas ou um bailarino estrelam no palco.
Veja entrevista da coreógrafa do espetáculo Carmem Luz ao Viva Dança:

3 comentários:

Unknown disse...

Fui a esse espetáculo e amei é realmente muito interressante a coreografia e as músicas que compõem o espetáculo.

Unknown disse...

Fui a esse espetáculo e amei é realmente muito interressante a coreografia e as músicas que compõem o espetáculo.

Caroline disse...

Vc consegui traduzir muito bem os conflitos retratados no espetáculo Nana! Parabéns pelo texto!
Bjoo.

Você costuma ir ao teatro?

Gostou do nosso Blog?