Rabiscos Culturais

Blog sobre cultura brasileira, baiana, música, teatro, dança,e todas as formas de expressões artísticas.

sábado, 29 de maio de 2010

Samba Meu - DVD de Maria Rita

Por Caroline G. Barbosa

Na onda que cadencia o samba a ter um lugar especial na cultura Brasileira, Maria Rita lançou, em 2008 seu DVD Samba Meu.
Com base no CD de mesmo nome, lançado em setembro de 2007, Samba Meu exibe até hoje nos palcos brasileiros, um show em que sua protagonista busca romper o estereótipo a ela aplicado em relação à mãe Elis Regina, pelo contrário, Maria Rita aparece de forma mais despojada e porque não dizer, sensual em sua interpretação, tornando-a, por muitas vezes algo extremamente particular.
Hoje o samba tem tentando ocupar novamente o lugar destacado no mercado fonográfico e por conseqüência audiovisual. Muitos cantores, consagrados ou não estão vendo, nesse gênero musical um filão para destacar suas obras no mercado e com Maria Rita não foi diferente.
Acontece que, ao contrário de alguns outros trabalhos, Samba Meu contagia quem o assiste, causando aquela sensação de “poxa, porque eu não estava lá”, sabe, e faz também com que quem o assiste, torne-o peça fundamental em sua rotina de vida, ou seja: assiste-se quando se está feliz, quando se está triste, quando se está ocupado ou quando não se tem nada para fazer. Comigo até hoje é assim. Em pleno ano de 2010, não canso. Por isso resolvi escrever sobre ele.
Isso é percebido até mesmo a quem acompanha Maria Rita em seu Twitter Oficial, o @mroficial, onde a mesma, responde constantemente ao carinho dos fãs em relação a suas apresentações pelo Brasil.
No âmbito técnico, Samba Meu, produzido pela Warner Music Vídeo, mantém o padrão de qualidade de outras obras da artista, sendo, pois, um trabalho qualidade exemplar, sem dúvida.
Porém ressalto que, nenhum dos outros CDs ou DVDs por ela lançados e, aos quais tive acesso, me causaram a sensação relatada acima.
A sensação de querer participar, dançar, extravasar, extasiar com o que vejo e ouço, que Samba Meu quase diariamente me proporciona.
Gravado no Rio de Janeiro, um dos berços do samba brasileiro, o DVD surgiu inicialmente com o propósito de comemorar o sucesso do CD, porém, além disso, a obra adquiriu uma identidade muito maior com que o assiste, especialmente por ter sido gravado ao vivo, possibilitando justamente essa sensação de “pertencimento” e “necessidade”.
Com direção de Hugo Prata, produtor consagrado no ramo audiovisual, e produção da própria Maria Rita, acompanhados de um merecido Prêmio Multishow de "melhor CD", Samba Meu (DVD) trás sucessos como Encontros e Despedidas, Cara Valente e Caminho das Águas numa nova roupagem.
Trás também, novos sucesso como: Tá Perdoado, O Homem Falou e Num Corpo Só.
Destaco também a performance de Corpitcho, pela sensualidade exibida e porque não dizer, “exalada” e Trajetória pela concentração, entrega e estilo da intérprete.
Em resumo, Samba Meu, ao meu ver (e desculpem a redundância proposital) é simplesmente fantástico. Muito mais “que para inglês ver”, mas para brasileiros, brasileirinhos, brasileiríssimos e “brasileirérrimos” assistirem. Pra quem não viu, está mais que recomendado.






Veja aqui o vídeo Trajetória:



Nenhum comentário:

Você costuma ir ao teatro?

Gostou do nosso Blog?